Por que gosto de escrever em português

Há alguns dias uma pessoa me perguntou via inbox no Facebook porque eu escrevo no Twitter, Facebook e meu blog em português, sendo que sou alemã e moro agora na Alemanha. Levantaram até a hipótese de eu ser um fake, perfil falso criado com a intenção de interagir sem se identificar pessoalmente. Pra desfazer essa ideia do fake resolvi explicar porque escrevo em português.
 
Apesar de ser alemã e de morar na Alemanha, cresci no Brasil. Meu primeiro idioma foi o português. Aprendi a ler e escrever e, português, para só depois de alguns anos de vida aprender o alemão. Meus pais pensaram que, já que iriam viver no Brasil, seria melhor que eu me adaptasse primeiro ao idioma que eu iria usar nas ruas para, só depois, aprender o idioma pátrio. Por isso tive muita facilidade com o português. Ainda carrego algum sotaque, mas isso é impossível de tirar. E eu já tentei.
 
Crescer no Brasil foi uma experiência única para mim. Conhecer a cultura de um povo tão diferente da minha família, com uma visão de mundo tão peculiar foi algo enriquecedor. Gosto muito do Brasil. Gsto dos brasileiros. São pessoas animadas. Pessoas alegres que sabem rir dos próprios problemas. O unico defeito dos brasileiros é rir demais ds problemas e se acomodar na hora de buscar soluções, ou de cobrar soluções a quem deve prover, como os políticos. Mas eu amo o Brasil. Independente da tragédia que assolou minha família enquanto morávamos em São Paulo.
 
As vezes acho o portugues um idioma engessado demais para um povo tão alegre. Um povo simples com um idioma tão complexo. Um povo tão imformal com um idioma tão formal. Para quem não sabe, o português está entre os idiomas mais difíceis de se estudar no mundo, devido à gramática muito elaborada e rica em detalhes. Isso para um povo parecido com o americano, que insiste em simplificar a vida, é uma tarefa difícil. Por isso não é difícil ver brasileiros errando feio com o idioma português. Não é má vontade do brasileiro. É cultural. Brasileiro gosta de simplificar as coisas, e é natural que tentem simplificar o próprio idioma, nem que para isso cometam erros grotescos. Até isso no brasileiro é divertido.
 
Acho o português um idioma lindo. E falar português, para mim, é uma identificação com esse povo lindo. Com a língua portuguesa me comunico com queridos que moram no Brasil, além de outros amigos que fiz em Portugal. Falar português é preservar a minha vida toda a minha infância e adolescência. Algumas vezes preciso recorre ao meu dicionário. Já faz algum tempo que não uso o português com frequência, por isso é normal esquecer alguns detalhes. Esqueço palavras, terminações verbais, uso de artigos e outros detalhes da gramática. Mas nada que me impeça de falar português.
 
Por isso escrevo em português na internet. Não preciso me comunicar em alemão por aqui. Vejo pessoas falando alemão todos os dias. Falo alemão tods os dias. Meus amigos estão aqui, os vejo sempre não preciso da internet para me comunicar com eles. A internet para mim serve para comunicar com os amigos distantes.
 
Espero que tenha ficado esclarecido.

2 comentários:

  1. Liesel, que bom que você gosta de escrever em Português, assim posso vir a seu blog e comentar,em alemão confesso que seria muito difícil, e se dependesse do Google tradutor, provavelmente o entendimento seria errôneo.

    Abraços

    Zé Carlos (@jotakar)

    ResponderExcluir